Fatores bióticos
- Raul Vieira
- 20 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Fatores bióticos • Os fatores bióticos são todos os efeitos causados pelos organismos vivos (biótico = com vida) num ecossistema e que têm influência nas populações que aí vivem.

Cooperação- Relação benéfica para os seres envolvidos em que todos se ajudam mutuamente para atingir um objetivo comum (alimento, território, etc.).Exemplo: formigueiro.
Reprodução – Relação em que se originam seres da mesma espécie, garantindo a sua continuidade.
Competição-Relação em que os seres envolvidos saem prejudicados, por danos corporais, desgaste de energia, etc.Exemplo: luta por fêmea, alimento,território, água, luz, etc.
Canibalismo – Relação em que um ser mata e se alimenta de outro da mesma espécie. Exemplo: crocodilos e peixes adultos que comem as suas crias e aranhas.
Predação – Relação em que uma espécie mata outra para se alimentar
Competição - Ocorre quando indivíduos de espécies diferentes disputam o mesmo espaço, alimento ou outros recursos.
Parasitismo – Um organismo é beneficiado às custas de outro(parasita), e o outro é que é prejudicado(hospedeiro).
Mutualismo-É uma relação em que ambas as espécies beneficiam mas a relação não é indispensável para a sobrevivência das espécies que se relacionam. Exemplo: Tubarão e Rémula
Comensalismo-É uma relação em que uma das espécies intervenientes beneficia da relação, relativamente à outra espécie, é-lhe indiferente. Exemplo: Anémona e Peixe palhaço.
Simbiose-é uma relação de sobrevivência para duas espécies diferentes, uma espécie só sobrevive na relação com a outra. Exemplo: alga que fornece alimento e os líquenes que fornecem água às algas.




Comentários